Coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos


A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário.

Resumo
por Anna Rachel Machado (Autor), Eliane Lousada (Autor), Lília Abreu-Tardelli (Autor), Marcos Marciolino (Editor)


O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas. 
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Resenha
por Anna Rachel Machado (Autor), Eliane Lousada (Autor), Lília Abreu-Tardelli (Autor), Marcos Marcionilo (Editor)


O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.
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Planejar Gêneros Acadêmicos
por Anna Rachel Machado (Autor), Eliane Lousada (Autor), Lília Abreu-Tardelli (Autor), Marcos Marcionilo (Editor)


Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.
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Trabalhos de Pesquisa. Diários de Leitura Para a Revisão Bibliográfica
por Anna Rachel Machado (Autor), Eliane Lousada (Autor), Lília Abreu-Tardelli (Autor)



O diário de leitura — produzido por um leitor, em primeira pessoa, com o objetivo de estabelecer um diálogo, uma "conversa" com o autor do texto que está sendo lido — é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa — Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a escrita do diário de leitura como um instrumento por meio do qual se pode empreender a leitura de qualquer tipo de texto e produzir reflexões e impressões escritas. Depois de muitos anos de pesquisa e de prática pessoal e com seus alunos, as Autoras estão convictas de que o diário de leitura constitui um novo espaço de diálogo com o texto, um espaço totalmente privado, onde o diarista pode adotar uma linguagem informal e se posicionar livremente. O professor, por sua vez, para lançar mão desse instrumento de reflexão e de ensino, deverá possibilitar a construção de um espaço de discussão das impressões registradas nos diários pelos alunos. Por meio deles, podem-se desenvolver inúmeros atos de linguagem: manifestar compreensão ou incompreensão sobre o que o texto lido diz; sintetizar ou fazer paráfrases para confirmar a compreensão; pedir esclarecimentos ou fazer perguntas, quando não se compreendem alguma palavra, algum trecho ou o conteúdo global do que é dito; pedir que o interlocutor justifique ou exemplifique alguma afirmação; concordar ou discordar de determinada posição; acrescentar argumentos favoráveis à posição do interlocutor; apresentar argumentos contrários a ela; dar exemplos sobre o que ele afirma; emitir avaliação — positiva ou negativa — sobre o que o interlocutor diz ou sobre a forma como diz; expressar reações e emoções; relacionar o que é dito a alguma experiência pessoal; etc. São exatamente todos esses atos — e muitos outros — que podemos, ao ler um texto, registrar por escrito em um diário de leitura. Será que um aluno, ao interpretar textos em atividades tradicionais de ensino de leitura, seria capaz de fazer tudo isso?
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